quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

O DIÁLOGO ENTRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM






O diálogo entre o ensino e a aprendizagem
Autor: Telma Weisz
Co-autor: Ana Sanchez
Editora: Ática
Nº de páginas: 133






O diálogo entre o ensino e a aprendizagem é um livro  interessante  para professores de Ensino Fundamental que estão tentando compreender o que acontece com seus alunos quando tentam ensinar algo a eles. Telma Weisz parte da sua própria experiência de incompreensão para com os alunos da primeira turma em que lecionou para mostrar por que é importante compreendermos a construção do conhecimento dos nossos alunos e as consequências da nossa prática como professores. Ela mostra de que maneira as teorias de aprendizagem nos ajudam a entender como os alunos vão construindo o seu conhecimento, a perceber o que uma criança sabe mesmo quando não parece saber nada, a fazer o conhecimento do aluno avançar e a corrigi-lo e avaliá-lo. Telma parte do princípio de que o professor tem de se desenvolver constantemente, pois só assim ele terá os instrumentos para saber o que de fato acontece na sua sala de aula. A autora não apresenta fórmulas, mas modos de ver. Ela defende que o professor não deve simplesmente corrigir os erros dos alunos, mas procurar interpretar o seu significado, caso a caso. O livro também apresenta depoimentos de professores que observaram os seus alunos e as suas próprias práticas pedagógicas e deixa claro por que esses professores e seus alunos foram bem-sucedidos. Em alguns momentos, há ideias práticas de maneiras de abordar o ensino da escrita e também de matemática e ciências. Com um texto bastante fluente e claro, esse livro dá oportunidade ao professor — mesmo ao que não leciona no Ensino Fundamental — de refletir com mais clareza sobre o que ocorre na sua sala de aula.



Nenhum comentário:

Postar um comentário